publicidade

Solenidade marca implantação oficial da Escola Cívico-Militar em Patos



A Prefeitura de Patos por meio da Secretaria Municipal de Educação promoveu na manhã desta terça-feira (05) uma solenidade que marcou a implantação oficial da Escola Cívico-Militar (ECIM) no município. Agora oficialmente o CIEP III, localizado no bairro do Jatobá, passa a ser a ECIM CIEP II Firmino Ayres Leite/ Otto de Sousa Quinho.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, e tem por objetivo melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares.

“Hoje nós estamos implantando oficialmente a nossa escola cívico-militar, aqui no bairro Jatobá, o CIEP Firmino Ayres passa a ser uma escola cívico-militar. É um avanço muito grande, um modelo novo implantado pelo governo federal que nós fomos beneficiados. É uma escola que mantém a sua metodologia de ensino, mas que vai ter dentro da sua estrutura militares para que possam contribuir na formação do caráter dessas crianças, na questão da disciplina, no resgate de valores. A prefeitura de Patos tem investido muito na educação, na alfabetização das crianças, e agora a implantação dessa escola é mais um avanço que com certeza vai contribuir com o futuro das nossas crianças, com o futuro das nossas gerações e com a melhoria da qualidade do ensino aqui do nosso município,” comentou o prefeito de Patos, Nabor Wanderley.

O programa de implantação da ECIM que prevê a atuação de militares no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuam responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico. E, para conhecer melhor a iniciativa, estiveram participando da solenidade representantes do Exército Brasileiro, da Polícia Militar e dos Bombeiros Militares.

“Nesse retorno de aulas do segundo semestre nós temos o prazer de estarmos aqui com o prefeito Nabor Wanderley, na Escola Firmino Ayres, para a implantação da primeira ECIM do município de Patos. Hoje a escola passa a ser escola cívico-militar, é uma proposta nova que vem somar para garantir a educação de qualidade aos alunos,” considerou a secretária de Educação de Patos, Adriana Carneiro.

O momento reuniu além das autoridades civis e militares, todo corpo escolar de professores e gestores, e representantes do Conselho Municipal de Educação e do Conselho de Pais e Alunos.

“É um sentimento de alegria, mas também de responsabilidade. Hoje nós estamos implantando oficialmente a escola cívico-militar e tenho certeza de que vai ser grandioso pois é um projeto que já vem dando certo em outros municípios,” disse a gestora escolar da ECIM, Miraní Nunes.

Ao todo no país já foram implantadas 128 escolas nesta modalidade, no estado da Paraíba existem cinco, sendo a de Patos a única do Sertão.


Coordecom - Patos

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.