publicidade

Vereadores do Sertão paraibano participam de encontro na câmara e elencam prioridades ao OD

 

Vereadores de câmaras de várias cidades do Sertão paraibano, principalmente da Região Metropolitana de Patos-PB, participaram na manhã desta quarta-feira (25) de um encontro que aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Patos, para discutir e alinhar propostas de interesses comuns dos sertanejos, para serem entregues ao governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), durante a audiência do Orçamento Democrático que acontecerá no próximo dia 10 de junho no Ginásio O Gelão, na Zona Sul de Patos.

A anfitriã do evento sediado na casa Juvenal Lúcio de Sousa, vereadora Tide Eduardo (PSL), conduziu os trabalhos e, durante sua mensagem de abertura falou da importância que tem a união de forças em torno de propostas que possam melhorar a qualidade de vida do povo sertanejo. “Essa união de forças em torno de uma pauta coletiva construída a partir das necessidades que temos em comum, tem maior representação popular e força política. ”, afirmou a presidente, citando como exemplo, o tratamento de radioterapia para a Unidade de Tratamento Oncológico de Patos – Hospital do Bem.

Para a vereadora Eva Bezerra, da cidade de São Mamede, que estava acompanhada dos colegas que compõe o Poder Legislativo daquela cidade, dentre eles a presidente da Casa Manoel Etelvino de Medeiros, vereadora Luiza
Sátyro (ambas do DEM) relembrou um encontro que teve com Tide Eduardo, por ocasião de uma solenidade que aconteceu no Complexo Regional de Saúde Dep. Jandhuy Carneiro, oportunidade em que discutiram a importância da radio na Unacon, que funciona em um anexo. “Inicialmente discutimos a ideia de unirmos os vereadores de Patos com os das câmaras do Vale do Sabugi, mas aí a ideia cresceu e se estendeu para todos os municípios do Sertão que podem se beneficiar desse tipo de tratamento. ”, rememorou a parlamentar. Ela lembrou o sofrimento por que passa as pessoas acometidas pela doença, que são obrigadas a se deslocaram do Sertão em busca do tratamento de radioterapia na capital paraibana. “Como bem colocou a presidente Tide, quem é portador de câncer e mora no Sertão, é um sofredor contumaz. ”, ressaltou a parlamentar são-mamedense.

O vereador Zé Gonçalves, em nome da presidente Tide Eduardo, cumprimentou os colegas oriundos das cidades de Cacimbas, São Mamede, Várzea, Salgadinho, Malta, Piancó entre outras. Lembrado que os vereadores são mais cobrados pela população do que os prefeitos, Gonçalves criticou o desmonte de políticas de saúde do governo federal e a inércia do Governo do estado frente ao problema. “Temos que aproveitar esse momento do Orçamento Democrático pra fazermos a luta em defesa desse serviço. ”, conclamou o edil, lamentando a falta de uma representação estadual que possa ajudar nessa luta. “Ultimamente, as ações do governo se concentram em João Pessoa e Campina Grande e, aqui no Sertão, em Sousa e Cajazeiras. ”, lamentou o vereador do PT.

A gerente da 6ªGRS  - Gerencia Regional de Saúde de Patos, Liliane Sena, durante sua fala informou que a secretaria de estado da saúde já está analisando o projeto de implantação do atendimento radioterápico na Unacon. “Através do projeto de Aprimoramento do Modelo da Rede de Atenção de Saúde, o governo do estado, em parceria com o Banco de Desenvolvimento Interamericano para a aquisição de acelerador linear. ”, informou Sena, acrescentando que técnicos da SES já fizeram uma visita ao local.

Já o vereador Ramon de Chica Pantera (PSL), destacou a necessidade de ampliação dos blocos cirúrgicos do Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos. “Constatei essa necessidade em companhia do ex-secretário de saúde Geraldo Medeiros, durante uma visita ao local. ”, relatou Pantera, defendendo ainda a construção de um Hospital de Traumas para o Sertão.

O vereador Ítalo Gomes (Republicanos), saiu em dessa do SUS e destacando avanços dos serviços. “No hospital regional de Patos, o avanço de cirurgias eletivas é impressionante. ”, comentou o edil, lembrando que há pouco tempo procedimentos considerados simples, a exemplo de uma cirurgia de hérnia, eram feitos em outros centros.

A vereadora Nega Fofa (Solidariedade) comungou do pensamento do colega Ramon de Chica Pantera, quando cobrou melhorias para o Hospital Infantil. “As crianças que necessitam fazer um raio X, uma tomografia ou até um exame de sangue, precisa ser deslocada para o Hospital Regional. ”, lamentou Fofa, cobrando que esses equipamentos sejam instalados na unidade infantil.

O vereador Marcos Bezerra (Progressista), da cidade de Aguiar, considerou o encontro positivo, “pois além das pautas da Região Metropolitana de Patos, discutimos, também, problemas da Região do Vale do Piancó. ”, avaliou o edil, defendendo outras edições desse encontro.

Por fim, se pronunciou o vereador Marcelo Eletricista (PP), do município de São Mamede, oportunidade em que aproveitou para relatar uma preocupação das populações cortadas pela adutora Coremas/Sabugi, construída há exatos 20 anos e que, segundo ele, precisa urgentemente de uma nova tubulação. “Não apenas a troca dos tubos com sua ampliação. ”, defendeu o edil são-mamedense, relatando problemas de abastecimento nas cidades do Vale do Sabugi. “Quando o fornecimento é interrompido por apenas um dia, para algum tipo de conserto ou manutenção, a água só retorna nas casas depois de 10 dias. ”, relatou preocupado.

Ao final do encontro, os vereadores elencaram 03 prioridades na pauta de reivindicações que será entregue ao governador João Azevedo. Além da radioterapia do Unacon, foi consenso a troca da tubulação da adutora Coremas/Sabugí e o saneamento básico da cidade de Patos. “O documento com essas prioridades será entregue ao governador, com um anexo onde estão as demais reivindicações apontadas nesse encontro. ”, pontuou a presidente Tide Eduardo. Dentre essas reivindicações estão a ampliação de leitos e salas de cirurgia na maternidade Peregrino Filho de Patos e uma casa de apoio para as acompanhantes das parturientes que vem de outras cidades do Sertão, propostos pela presidente da casa Juvenal Lúcio de Sousa.


Ascom - CM de Patos

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.