publicidade

Guarda Civil Municipal recebe treinamento para uso de equipamento não letal



A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Administração e da Guarda Civil Municipal (GCM), realizou, nesta terça-feira, dia 12 de Abril, uma capacitação TNL – MPD Habilitação de multiplicadores em sprays incapacitantes realmente não letais.

O evento ocorreu em decorrência da aquisição dos sprays incapacitantes para a Guarda Civil de Patos e, para seu uso, ser necessária a capacitação que foi estendida a outras Guardas da região. A capacitação visa preparar os agentes de segurança pública para utilização do equipamento conforme a Lei nº 13.060/2014 que disciplina o uso dos instrumentos de menor potencial ofensivo pelos agentes de segurança pública em todo o território nacional.

A instrução que ocorreu no auditório da Secretaria de Educação contou com a presença do secretário de administração do município, Francivaldo Dias, bombeiros militares, dos agentes da Guarda Civil de Patos e de outras localidades.

André Fernandes, coordenador da GCM/Patos, destacou que é importante a qualificação dos agentes da Guarda, tendo em vista a mudança permanente que acontece nos produtos voltados para a segurança, sendo que Patos adquiriu o mais avançado em termos de não letalidade.

“Nós estamos trabalhando com o produto que é o mais avançado do mundo. É um produto aprovado pela Anvisa, pela ONU, Exército, Polícia Federal, altamente seguro ... pode ser usado com segurança, tanto para proteger o operador de segurança quanto quem está ao redor numa eventual situação de ocorrência”, explicou.

O instrutor Rogério Beltrão explicou que a empresa TNL é fabricante da tecnologia não letal e que para o uso desse material é preciso o treinamento adequado.

“O instrumento não letal não funciona sozinho, ele precisa do homem, precisa do treinamento adequado, e então a gente vem aqui também para fazer a instrução para a utilização correta de acordo com a legislação, de acordo com as diretrizes humanitárias internacionais da ONU. Então, a Guarda Civil de Patos está sendo capacitada para utilizar esse equipamento de maneira correta em vista de preservação de vidas humanas para fazer a contenção de agressores, afirmou.

A instrução se deu de forma teórica e prática pela empresa Poly Defensor Tecnologia. Após a apresentação dos fundamentos teóricos, os participantes tiveram instrução prática. O curso teve duração de seis horas.


Coordecom-Patos

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.