publicidade

Prefeitura de Patos monta força-tarefa com órgãos de segurança para combater descarte irregular de lixo e incêndios criminosos

 

A Prefeitura de Patos por meio do secretário de Serviços Públicos, Josimar Barbosa, esteve na tarde desta terça-feira, 28, reunido com o delegado de Polícia Civil, Yuri Givago, e com o Major Galvão do 4º Batalhão de Bombeiro Militar, para montar uma força-tarefa de fiscalização e combate ao descarte irregular de lixo e incêndios provocados de forma criminosa no município.

O secretário Josimar Barbosa recebeu informações de que existem veículos se passando por veículos oficiais do município, que estão depositando lixo em terrenos baldios, com isso, ele buscou amparo nos dispositivos legais para identificação e punição dos envolvidos.

"Nós estamos sendo vítimas de lixos clandestinos que são despejados em terrenos baldios, e em alguns pontos críticos de nossa cidade por veículos que não pertencem a nossa secretaria e estão se passando por veículos do município. Acionamos a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros para fazermos uma força-tarefa para identificá-los e consequentemente puni-los", disse Josimar.

Josimar ressaltou ainda que a força-tarefa também irá fiscalizar os containers que frequentemente são alvo de vândalos que danificam a estrutura, bem como pelo uso indevido, pois em muitos containers as pessoas colocam fogos, podas de árvores, móveis quebrados e até mesmo animais mortos.

O representante do 4º Batalhão de Bombeiro Militar, Major Galvão, ressaltou que em relação ao combate e prevenção aos incêndios criminosos, seja no lixão ou em lixo e entulho jogados em terrenos baldios, os primeiros trabalhos são de teor educativo, porém com a insistência nessas práticas, a ação seguinte já é coercitiva e punitiva.

 "A gente trabalha no combate ao fogo, e também na prevenção na linha da educação tentando conscientizar as pessoas, e infelizmente quando a conscientização em algumas pessoas não surte efeito, a gente tem que trabalhar na linha da coerção", destacou Major Galvão.

O delegado de Polícia Civil, Yuri Givago, certificou a parceria entre os órgãos de segurança e a pasta municipal para coibir essas práticas delituosas que atormentam a população patoense.

"A partir dessa reunião, foi orientado tanto ao Major Galvão, quanto ao secretário Josimar, pra a comunicação desses fatos à Polícia Civil, para que possamos instaurar procedimentos investigativos relativos a esses crimes, e levar o autor ou os autores às barras da justiça para que paguem pelos crimes que cometeram", disse o delegado.

Yuri Givago ressaltou ainda que os proprietários de caminhões que fazem o transporte de lixo e entulho e o depositam em local indevido, terão seus veículos apreendidos e pagarão a multa que a justiça lhes ordenar.

Para a população colaborar no combate ao descarte irregular de lixo e incêndios criminosos, o contato da Secretaria de Serviços Públicos é número de whatsapp, 83 – 99863-0483, faça foto ou vídeo e encaminhe que a secretaria vai tomar todas as providências cabíveis.

Coordecom

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.