publicidade

PREFEITURA DE MALTA E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GARANTEM RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS EM ESCOLA DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO



A Rede Municipal de Educação deu início ao retorno gradual das aulas presenciais nesta segunda-feira (02) para alguns alunos da zona rural da cidade de Malta, nesse primeiro momento a Escola Municipal Raimundo Gualberto dos Santos, localizada na zona rural do município conhecido como Assentamento Pe. Acácio retomou as atividades de forma presencial. Na escola estão matriculados 12 alunos, que são do ensino infantil e anos iniciais (fundamental I). Estes alunos cumprirão a carga horária normal e de forma 100% presencial. Neste processo de retorno à escola atende as devidas medidas sanitárias.


A Supervisora Da Educação, Shilianny Sheila Salviano e as duas professoras da Escola Raimundo Gualberto: Silmara Gualberto e Eliane de Araújo estiveram presentes neste retorno e ficaram felizes com todo o suporte oferecido pela Prefeitura de Malta, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde, além da emoção de reencontrar os alunos. Alguns pais também marcaram presença para acompanhar esse retorno e receber algumas orientações e dicas contra à Covid-19. A previsão para retomada das aulas nas demais escolas, da zona urbana, estão previstas para setembro deste ano de forma híbrida, devido ao número maior de alunos. O enfermeiro Marcelo Gualberto marcou presença na Escola e orientou alunos, pais, funcionários da escola sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do vírus.


De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Adalmira Marques, que também marcou presença nessa retomada, a prioridade para as aulas presenciais teve início para os alunos da zona rural devido ao número menor de alunos matriculados, e ficou marcada pela felicidade de alunos e professores com o retorno: "A gente percebe no olhar das crianças e dos professores a alegria por poderem voltar à escola, o retorno será importante, sobretudo, para o processo de aprendizagem dos nossos estudantes. Os profissionais das escolas estão se empenhando ao máximo e criando soluções para que a volta aconteça da melhor forma possível", afirmou Adalmira.


Aldamira ainda enfatizou que todo o processo se dará com observância dos protocolos sanitários estabelecidos pela Vigilância em Saúde e Secretaria Municipal de Saúde. “Foi elaborado um planejamento de retorno bem estruturado e com muita segurança para alunos e profissionais, com a adequação dos ambientes e a disponibilização de EPIs”, afirmou.


O Prefeito Igor Rosa (PDT) comentou sobre a volta às aulas e garantiu que todas as medidas de prevenção estão sendo tomadas: “A escolha do modelo adotado foi feita com muita cautela e pensando no melhor para os alunos, uma alternativa mais segura possível e efetiva com recursos lúdicos e desafiadores. Lembrando também, que a Prefeitura antecipadamente preparou uma série de cuidados sanitários para esse retorno parcial das aulas presenciais” destacou o prefeito Igor Rosa.  

É importante destacar que a Secretaria Municipal de Saúde ofereceu total suporte e organizou o Comitê de Combate da Covid-19, justamente, para debater e articular soluções para o enfretamento do Vírus. 


MEDIDAS SANITÁRIAS ADOTADAS:


Antes de definir o modelo de ensino, a Prefeitura de Malta iniciou uma série de medidas sanitárias para promover um ambiente seguro para os alunos. Entre as medidas previstas, a gestão municipal vai garantir o uso de máscaras e todos os demais itens de higiene para todos os alunos; aferir a temperatura dos alunos e profissionais de Educação na entrada da escola; obedecer aos critérios de distanciamento entre os alunos de no mínimo, 1,5 metros.


Sobre a merenda escolar está prevista a implementação de medidas específicas, tanto no preparo dos alimentos, com uso de equipamentos de proteção individual, quanto na forma de servir aos alunos.


Foram distribuídos para todos os alunos: mascaras e álcool em gel. Além disso, vale ressaltar que os alunos também receberam um kit com camiseta, mochila, garrafa e lápis através do Projeto EDUCAR PRF, que é um projeto pedagógico de educação para o trânsito lançado em parceria com escolas da Paraíba.


Ascom - Malta PB 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.