publicidade

CAPS-AD de Patos realiza primeira atividade com grupo terapêutico formado por familiares e cuidadores



A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), deu início na tarde desta terça-feira (24), ao primeiro grupo terapêutico formado por familiares dos usuários que recebem atendimento do serviço.

O com título “Tecendo histórias e fortalecendo vínculos”, o grupo participou da primeira atividade ministrada pela equipe multidisciplinar do CAPS AD, sob a coordenação da enfermeira Yanna Gomes Sousa.

Yanna explicou que o grupo surgiu da necessidade de trabalhar algumas demandas emocionais identificadas nos cuidadores e familiares dos usuários. A mudança de bandeira e a flexibilização dos decretos estadual e municipal, possibilitou a formação do grupo para retomar as oficinas terapêuticas, mesmo com a participação de poucas pessoas.

“A participação frequente no grupo é fundamental para manter o familiar/cuidador motivado para ajudar o dependente na continuação de seu tratamento, e consequentemente sua recuperação”, ressaltou a coordenadora.

Outro detalhe importante dessa atividade é que os familiares e cuidadores se aproximam mais do serviço. Neste sentido, o CAPS AD vem buscando planejar ações transdisciplinares para um cuidado psicossocial completo e eficaz, envolvendo a participação de usuários e familiares. 

O Grupo Terapêutico de Familiares tem metodologia que envolve 6 encontros com duração de até 02 horas, sendo esses quinzenais e com temáticas previamente estabelecidas pela equipe. 


Coordecom-Patos

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.