publicidade

Sertão terá parque solar com investimento de R$ 4 bilhões e geração de 8 mil empregos

 

Usina Fotovoltaica Coremas III, na Paraíba - Foto: Alan Santos/PR

A Paraíba vai ganhar um novo parque de energias renováveis. Em anúncio na manhã desta sexta-feira (11), o Governo do Estado e a empresa Rio Alto anunciaram a instalação do complexo solar Santa Luiza, constituído por 28 usinas solares fotovoltaica de 58 megawaltz, totalizando 1.6 gigawatts de capacidade. Será o maior parque da América Latina, com esse projeto, a Paraíba será 100% munida de energia renovável.

O projeto está sendo instalado em uma área de mais de dois mil hectares nas cidades de Santa Luiza e São Mamede. Nesta fase serão investidos mais de R$ 4,2 bilhões com estimativa de dois mil empregos diretos, com cerca de 8 mil empregos indiretos. O início das obras está previsto para julho deste ano com início para entrega dos parques em janeiros de 2023.

No momento, a empresa está concluindo o complexo de Coremas para seguir para o complexo de Santa Luiza. De acordo com informações do sócio-fundador Edmond Farhat, será utilizada mão-de-obra local, chegando a 99% da equipe contratada. Os trabalhadores passarão por cursos de capacitações para desenvolverem autonomia profissional.

O parque também contará com inteligência artificial desenvolvida a partir de parcerias do as universidades locais.


MaisPB

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.