Polêmica: Vereador de Santa Luzia faz discurso machista e revolta mulheres do município
O vereador de Santa Luzia-PB e candidato a reeleição Félix Júnior, MDB, causou revolta da população feminina do município, na última quinta-feira, 15, quando em numa live fez um discurso machista e desrespeitoso.
Em seu discurso, o vereador Félix Júnior(MDB) que é líder do prefeito Zezé na Câmara, foi preconceituoso ao chamar, a senhora dona Dilma Morais, irmã do candidato a prefeito, Ademir Morais(DEM), que está no terceiro casamento, de ‘Dona Flor e Seus Vários Maridos’, uma alusão à obra de Jorge Amado, do escritor baiano que publicou, o livro Dona Flor e Seus Dois Maridos.
O discurso do vereador Félix Júnior, que pasme os senhores também ‘professor do estado’ foi em sua LIVE, segundo o pronunciamento dele não é certo uma mulher casar mais de uma vez. A fala dele naturalmente não foi bem recebida pelas mulheres da cidade. Elas Organizaram um ato de repudio pelas ruas da cidade, pedindo respeito à classe feminina.
O discurso do vereador e candidato gerou uma onda de protestos nas redes sociais das mulheres de Santa Luzia, comentando a fala desagradável e infeliz do parlamentar.
Na sexta-feira, 16, de forma suprapartidária, várias mulheres de Santa Luzia saíram pelas ruas, em numa manifestação ordeira e pacífica, repudiando o discurso do vereador e candidato, e em caminhada, todas de branco, com cartazes, bradavam frases de ordem, “lugar de mulher é a onde ela quiser, as mulheres de Santa Luzia pedem respeito, fora machistas.”.
A candidata à vice-prefeita pelo PT, Bruna Duda, repudiou a fala do candidato e escreve um texto de apoio as mulheres de Santa Luzia.
#ElasporElas
Em um momento tão importante no qual estamos discutindo e debatendo as políticas públicas e os direitos dos Santaluzienses, não podemos aceitar falas e/ou ações discriminatórias, difamatórias contra nós mulheres, principalmente, quando tais atos, partem de autoridades, profissionais ou de quaisquer pessoas do povo e que isso de forma rotineira seja repetida vezes e mais vezes. A cada dia vemos homens, machistas, autoritários e que buscam intimidar as mulheres, coagi-las, deixando-as humilhadas, subservientes buscando nos calarem de todas as formas. Mas digo: nossa luta não é de hoje e não vão nos calar e nem parar.
Precisamos sim, lutar cotidianamente pela igualdade de gênero, tratando todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não discriminação, buscando garantir a saúde, segurança e bem-estar, a todas as mulheres e homens, apoiando o empreendedorismo das mulheres promovendo o empoderamento das mesmas com igualdade de gênero e através de iniciativas voltadas à população no município e ao ativismo social.
Como Mulher, Mãe, negra, militante, petista, venho solidarizar-me com a Srª. Dilma Morais e com todas as companheiras mulheres lutadoras e de garra, independente de sua cor, religião, ideologia e/ou cores partidárias.
ESTAMOS JUNTAS E SOMOS MUITAS!
O filho de dona Dilma Morais, que também é vereador em Santa luzia, Rodrigo Tomoko usou suas redes para lamentar a falar do vereador Félix Júnior.
Veja o texto:
Minha mãe nunca atacou o Monte São Sebastião! Pelo contrário! Minha mãe trabalhou muito por este bairro!
Outro detalhe: minha mãe casou três vezes sim! Sempre foi uma mulher independente e concursada! Lado outro, meu pai, um cara divertido e inteligente, mas que se entregou às drogas. Era concursado do Banco do Brasil, mas sucumbiu ao vício. Minha mãe, para que o vício de meu pai não afetasse a minha criação, preferiu se divorciar! Veio, em um voo da Varig, em 1981, de Minas Gerais para João Pessoa! Buscou a felicidade em um segundo casamento! Não conseguiu! Como independente que é, buscou a felicidade em um terceiro casamento! Hoje, vive com Marconi, homem de bem, respeitador! Desta união, nasceram meus dois irmãos, muito amados e cercados de amigos em minha terra: Pinho e Vinícius. Encontrou a felicidade! Qual o problema nisso? Todos têm o direito de serem felizes e buscarem dias melhores! Que discurso preconceituoso e cheio de ódio, meu amigo Félix. Que tristeza um pronunciamento como este!
DEIXO MINHA SOLIDARIEDADE A TODAS AS MULHERES DE SANTA LUZIA QUE BUSCARAM A FELICIDADE ATRAVÉS DE UM DIVÓRCIO E TIVERAM A CORAGEM DE VIVER UM NOVO RELACIONAMENTO!
Blog do Jordan Bezerra
Post a Comment