publicidade

Nova fase de combate ao Coronavírus começa em Quixaba e medidas de flexibilização já começam a partir desta segunda

Dado os bons resultados no combate ao Coronavírus (COVID-19) no Município, a Secretaria de Saúde, da Prefeitura Municipal de Quixaba, começou nesta sexta-feira (17) um novo trabalho no enfrentamento ao vírus para que, a partir desta segunda-feira (20), alguns locais, cujos acessos estavam vetados por lei municipal como medida de combate à proliferação do vírus, possam ser abertos ao público novamente.
Estádio Municipal Antônio Candeia, a quadra poliesportiva da Praça Beatriz Macário Lopes e templos religiosos poderão ser frequentados pela população novamente, mas dentro do “novo normal”, seguindo uma série de determinações estabelecidas pela Secretaria Municipal de Saúde. (As determinações específicas para cada uma delas podem ser lidas no final da matéria.)
“Nos reunimos com representantes religiosos e de eventos esportivos de Quixaba e passamos a eles as determinações específicas para cada local, que precisam ser respeitadas, dentro do novo normal, para que possam continuar abertas. Estamos realizando, o que tratamos como um novo trabalho das nossas equipes de vigilância, a higienização dos templos, das quadras, e também iremos disponibilizar lavatório na praça, além de máscaras e álcool em gel”, destacou Sandra Maria, coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal.
De acordo com a classificação de riscos de contágios de COVID-19 do Estado da Paraíba, Quixaba ocupa a bandeira “amarela” dessa ferramenta de avaliação, que indica estágio “moderado” de possibilidade de contágio. Além da bandeira amarela, existem outras quatro bandeiras que indicam, cada uma, um respectivo estágio de risco de contaminação: vermelha (“alto”), laranja (“moderado alto”), verde claro (“baixo moderado”) e verde escuro (“risco baixo”)
No último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde (em 15 de julho), Quixaba não apresenta suspeitos para COVID-19, além de 47 casos descartados, 24 confirmados, 23 recuperados e um óbito. Neste momento, não há nenhuma pessoa infectada por Coronavírus no Município, mas a Secretaria reforça que os cidadãos devem manter todos os cuidados possíveis.

Determinações para reabertura do Estádio Municipal Antônio Candeia:
- Dias permitidos: segundas, quartas e sextas;
- Crianças e adolescentes: nas segundas, das 16h às 18h, com limite de 30 pessoas no espaço;  
- Adultos: nas quartas e sextas, das 16h às 18h, com limite de 30 pessoas no espaço;
- Será reaberto EXCLUSIVAMENTE para moradores de Quixaba;
- Será obrigatória a utilização de máscaras no local, só sendo permitida a retirada durante a prática da atividade;
- Pia para a higienização das mãos e álcool em gel serão disponibilizados no recinto;
- O administrador do estádio será responsável pela ordem, determinações e cumprimentos dos regulamentos previstos. Em caso de não cumprimento, as atividades serão canceladas e o estádio será fechado novamente.

Determinações para reabertura da quadra poliesportiva da Praça Beatriz Macário:
- Dias permitidos: de segunda a sexta;
- Crianças e adolescentes: nas segundas, quartas e sextas, das 17h às 19h, com limite de oito (08) pessoas dentro da quadra;
- Adultos: nas segundas, quartas e sextas, das 19h às 21h, com limite de oito (08) pessoas dentro da quadra, vôlei; nas terças e quintas, das 19h às 21h, com limite de oito (08) pessoas, futevôlei;
- Será reaberto EXCLUSIVAMENTE para moradores de Quixaba;
- Será obrigatória a utilização de máscaras no local, só sendo permitida a retirada durante a prática da atividade;
- Lavatório para a higienização das mãos e álcool em gel serão disponibilizados no recinto;
- A higienização da praça acontecerá sempre às segundas e sextas;
- O administrador da praça e os coordenadores das equipes serão responsáveis pela ordem, determinações e cumprimentos dos regulamentos previstos. Em caso de não cumprimento, as atividades serão canceladas e a quadra será fechada novamente.
Determinações para organização dos templos religiosos:
- Dias de celebração ficam a critério dos templos;
- Um fluxo diferente para entrada e saída das pessoas;
- Oferta de álcool em gel na porta de entrada e uso de máscaras para adentrar o templo;
- Só será permitida a retirada de máscara mediante autorização da autoridade religiosa (padre, pastor);
- No interior do templo, deverá ser respeitado o distanciamento mínimo de dois metros (2m) entre as pessoas; a ocupação máxima do ambiente deverá ser de 30% de sua capacidade;
- Durante a eucaristia e ceia: respeito ao distanciamento mínimo de dois metros (2m), e um pegador (uma pinça, por exemplo) de fácil higienização para a entrega da eucaristia e ceia, podendo fazer o acondicionamento em copos descartáveis;
- As faixas etárias para participação dos encontros seguirão determinações dos decretos (Federal, Estadual e Municipal), e ficarão a critério das congregações;
- Cada pessoa deve levar sua própria garrafa de água;
- Não será permitido o uso de banheiros;
- Que o tempo das celebrações não durem mais do que duas horas (2h);
- A Vigilância Ambiental fará higienização nas segundas e sextas, com o acompanhamento de um responsável pela congregação; nos demais dias, a higienização será de responsabilidade das próprias congregações.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.