Header Ads

O que é fibromialgia? Doença que virou pauta em lei do Deputado Dr. Érico

Segundo dados da Sociedade Brasileira para Estudos da Dor (SBED), 37% dos brasileiros queixam-se de algum tipo de dor crônica. Nesse contexto, ainda segundo a pesquisa, 10% recebem o diagnóstico de fibromialgia. Mas, afinal do que se trata essa doença?

A síndrome da dor generalizada, conhecida mundialmente como fibromialgia, provoca dores em várias partes do corpo por sucessivos períodos, principalmente nos músculos e articulações.  As causas ainda são desconhecidas, mas fatores como ansiedade e depressão corroboram no aparecimento da enfermidade, que afeta bastante a qualidade de vida dos pacientes, causando fadiga e alterações cognitivas.

Foi pensando na relevância da referida temática à saúde pública, que a Assembléia Legislativa aprovou a Lei Nº11.524 de 28 de novembro de 2019, que institui a Semana Estadual de Conscientização da Fibromialgia. De autoria do Deputado Dr. Érico, seu objetivo principal é debater assuntos relacionados à doença, bem como promover o intercâmbio de experiências entre profissionais da área e a comunidade em geral.

A proposta nasceu a partir das ações empreendidas por Dr.Érico na Presidência da Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional da ALPB. “A lei nasceu a partir do diálogo com a população em hospitais, UPAs e UBS em nossa Paraíba. Assim sendo, nosso intuito é incentivar novas pesquisas sobre a fibromialgia e todo o mês de maio, realizar uma campanha em todo o estado”, destacou o parlamentar.

Segundo a pesquisadora Giane Dantas, Doutora em Evolução Humana pela Universidade de Granada na Espanha, a Semana de conscientização é bastante relevante e necessária. “ A saúde pública necessita de mais investigações acerca do assunto, tendo em vista que na Paraíba, infelizmente, ainda existe uma dificuldade de diagnóstico e acompanhamento interdisciplinar para esses pacientes”, conclui a professora, coordenadora do curso de Fisioterapia da Uninassau João Pessoa.


ASSESSORIA - DR. ÉRICO

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.