Header Ads

Encerramento do Outubro Rosa em Cacimba de Areia marca alegria, alertas e cuidados com a saúde da mulher


O município de Cacimba de Areia,  com o objetivo de alertar a população feminina e promover a conscientização sobre a doença, a SMS promoveu por meio de suas duas UBS Seu Ditinha e Eronildes Barbosa, ações relacionadas à saúde da mulher ao longo de todo o mês. Entre as atividades destacam-se palestras e rodas de conversa sobre prevenção do câncer de mama; importância do autoexame; oficinas de maquiagem; orientação em salas de espera com temática para rastreio de câncer de colo de útero e de mama; prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); coleta de Papanicolau, entre outras.

“Nesse dia 31/10, tivemos o encerramento do mês alusivo à Campanha, com distribuição da brindes,  novas rodas de conversas, café da manhã, atividade aeróbica, resgate da beleza e autoestima, numa área de lazer do município. Tudo voltado para o bem-estar e o alerta para realização das prevenções necessárias para a saúde da mulher”, disse o Secretário de saúde Antonio Neto.

Para a Dra. Camila Campos, que ministrou palestras no mês de atenção aos cuidados com a saúde da mulher, uma avaliação positiva do que se pode ser ferto em relação a prevenções.

“O câncer de mama pode ser tratado quando é detectado logo no início, o que coloca a mamografia, o autoexame e o acesso à informação como grandes aliados das mulheres. Além das duas  Unidades Básicas de Saúde (UBS), as sete unidades âncoras na zona rural, a Secretaria Municipal da Saúde conta com Serviços de Referência de Mama através de parcerias com o governo do estado na realização de Mamografias pela maternidade de Patos dr. Peregrino Filho”.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.