Header Ads

SAMU 192 promove Curso de Suporte Básico de Vida para profissionais de toda Regional de Patos

Teve início na manhã desta segunda-feira (22) o Curso de Suporte Básico de Vida (SBV), promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Patos por meio do SAMU Patos. O curso tem como público-alvo o profissional de saúde que atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência dentro da Regional de Patos.
 
O evento conta com a parceria de diversos órgãos públicos como PRF, STTRANS, CEREST, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Dentro da programação estão previstas diversas formações teóricas, com palestras e explanações; e práticas, com simulações de atendimento e manejo de vítimas.
 
Iniciando a manhã de formação foram ministradas as palestras “Avaliação Primária e Secundária”, e “Direção defensiva, ofensiva, evasiva e prevenção de novos sinistros”. Para a tarde as explanações serão sobre “Manejo da Ambulância, prancha, Maca e da VTR”, “Manejo da Vítima, para a prancha”, e “KED, uso do TNT nas imobilizações de quadril, clavícula, escápula e Membros Superiores”.
 
De acordo com o coordenador do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do SAMU, José Cleston Alves, o objetivo do curso é capacitar os profissionais da Regional Patos por meio de abordagens em atualizações teóricas e práticas com base nos últimos protocolos e diretrizes que norteiam o serviço de urgência e emergência pré-hospitalar.
 
“Esse curso foi pensado a partir da necessidade de atualização de protocolos e diretrizes que são alterados periodicamente, e foi pensado também na questão de reunir toda a Regional de Patos para transmitir estas informações em modalidade de curso básico, no nosso caso Suporte de Vida em Atendimento Pré-hospitalar. Nós temos protocolos que são alterados periodicamente como no caso do PHTLS que é um protocolo internacional que trouxe diretrizes importantes e alterações novas agora em 2019, e nós estamos precisando saber o que há de novo nesses protocolos, que por sinal ainda não foram traduzidos para o português, mas que nós já estamos correndo atrás dessas atualizações,” comentou o coordenador do NEU.
 
Para o coordenador do SAMU Regional Patos, Antônio de Oliveira Cordeiro, a capacitação visa a melhoria do serviço prestado através de melhor instrução e atualização do conhecimento do profissional que atua na urgência e emergência.
 
“Essa capacitação é para todos os municípios que compõem a Regional de Patos, temos aqui municípios como Teixeira, São José do Bonfim, Santa Luzia, Santa Terezinha. E é importante porque prioriza o profissional dando a ele orientações e melhorando a qualidade do atendimento pré-hospitalar,” disse o coordenador geral do SAMU.
 
Na terça-feira (23) as atividades do curso terão abordagens teóricas e práticas sobre “Atendimento ao Queimado”, “A Ética no Aspecto Interprofissional e Social (Profissional x Colegas, Pacientes e Familiares), “Atendimento ao Afogado”, “OVACE (Obstrução de Vias Aéreas por Corpos Estranho) e Abordagem a vítima de crise convulsiva”, “Trauma de Tórax”, “Abordagem ao paciente psiquiátrico”, “Técnicas para imobilização do paciente psiquiátrico”, e “A ocorrência da ambulância com o Apoio da Motolância: objetivos e critérios de segurança”.
 
Para a quarta-feira (24) a formação traz temáticas sobre “Intoxicações exógenas”, “Incidentes por animais peçonhentos”, “PCR/ RCP”, “Transporte de Emergência: deveres e responsabilidades no trânsito”,  e “Trauma de Abdômen”.
 
Já na quinta-feira (25) serão abordados assuntos como “Anaflaxia”, “Urgências e Emergências Obstétricas”, “Urgência e Emergência Hipertensiva”, “Uso adequado do HT: códigos e ética”, “Central de Regulação”, “Cinemática do Trauma”, e “Limpeza e desinfecção da Ambulância e Acessórios”.
 
Encerrando na sexta-feira (26) os profissionais receberão orientações referentes a “Ferimentos por arma de fogo (FAF): Teórica para demonstração de munições, armas, calibres e poder de destruição ao corpo”, “Prática demonstrativa de lesões conforme o calibre da arma, munição e distância do disparo”, Acidente Vascular Encefálico (AVE)”, “Abordagem ao paciente em cena de risco com produtos perigosos e encarceramento no veículo”, “Choques Hemodinâmicos”, e ”TRM – Novas diretrizes sobre Restrição de Movimento de Coluna (RMC)”.

Coordecom-Patos

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.