publicidade

Câmara de Patos aprova, em primeira votação, PL que reconhece a Aspaa como de utilidade pública

Foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira, dia 26, da Câmara Municipal de Patos, o Projeto de Lei nº 012/2019 que institui à política pública de proteção dos direitos das pessoas com transtornos do espectro autista (TEA), reconhece a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Patos - Aspaa e região como de utilidade pública e concede subvenção mensal à entidade e dá outras providências. 

O projeto, de autoria da vereadora Lucinha Peixoto (PCdoB), foi aprovado em primeira votação e por unanimidade. A votação foi acompanhada pelos membros da Associação que comemorou a aprovação desta noite. 

A presidente da Aspaa, Jossely de Oliveira, afirmou que todos os pais e amigos celebram a primeira votação, mas que grande comemoração será quando o projeto receber a segunda aprovada na Casa Legislativa.

"A gente celebra, mas hoje só foi a primeira sessão, ainda vai ter outra votação na quinta-feira e dai sim, a gente espera que dê tudo certo e vamos celebrar de verdade", disse.

Jossely de Oliveira esclareceu que o objetivo da Associação e lutar pelos direitos dos autistas e realizar atendimento. Com menos de um ano de criação, a Aspaa atende, numa média por semana, 60 crianças autistas. As especialidades disponíveis são psicologia, fisioterapia, nutrição e psicopedagogia.

“Para as famílias que têm os filhos autistas e são atendidas por essas especialidades, o ganho pode ser a médio e longo prazo, dependendo do grau do autismo da criança”, explicou Jossely.

Já a vereadora Lucinha Peixoto, autora do projeto, lembrou que no ano passado foi realizada uma audiência pública na Câmara de vereadores para discutir os direitos dos autistas e, a partir de então, foi criada a Associação que vem realizando um trabalho juntamente com voluntários e doadores.

“Esta associação vem mostrando que quando a gente quer fazer, faz. Faz por amor, faz sem dinheiro, sem remuneração. Então, a gente tem que reconhecer que é de utilidade pública sim, porque lá dentro, aquelas crianças que não tinham atendimento, que não encontram vagas na rede pública, elas estão sim sendo atendidas dentro da associação”, justificou Lucinha.

A vereadora ainda fez questão de destacar que a partir do dia 31 será realizada a Semana de Conscientização do Autismo. A programação está: um piquenique na Praça Getúlio Vargas, às 08h do dia 31/03; uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Patos, às 19h, do dia 01/04; Caminhada de Conscientização do Autismo (concentração na praça Edvaldo Motta), às 08h, e encerramento no dia 03/04, às 19h, na praça de eventos do Guedes Shopping.



Ascom CMP

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.