publicidade

Câmara municipal de Santa Terezinha-PB retoma os trabalhos legislativos com novo presidente


Os trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Santa Terezinha-PB foram retomados nessa sexta-feira (01), às 17h, pelo novo presidente, Salomão Cordeiro (PP), que conduzirá as atividades da Casa Geraldo Luiz Camboim no 2º biênio, (2019/2020). Oito vereadores compareceram à sessão. Faltou o vereador Pedro Sopa (PSDB), que justificou sua ausência.

Quem primeiro usou a tribuna foi o vereador Lila Nascimento (PSB), que apresentou  votos de pesar ao poeta João Furiba e dona Maria de Lourdes. Desejou sucesso aos trabalhos do novo presidente, Salomão. Questionou o líder da prefeita, Edcarlos Soares (DEM), se os ônibus escolares foram revisados? Se não foram revisados vai cobrar. Sobre o leilão dos carros da prefeitura, ele disse que é contra, pois a Doblô está em boas condições. Disse que a prefeita dê mais atenção ao povo de Santa Terezinha.

O parlamentar Menon Ayres (PROS), apresentou o voto de pesar a dona Lourdes de Onofre. Disse que a gestão se preocupasse mais com as pessoas do município, sobretudo, os mais carentes. Denunciou que ruas estão às escuras. Por fim, disse que é papel dos vereadores fiscalizar e apontar os erros da gestão e mostrar o caminho certo. Ninguém deve encobrir os erros, seja qual for a gestão. Algo precisa ser feito pela segurança pública de Santa Terezinha e muitos bandidos estão vindo para cá.

A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) desejou bom trabalho e sucesso ao novo presidente. A parlamentar disse que vota favorável ao projeto de lei enviado pelo executivo municipal que institui o leilão para vários transportes da prefeitura. Lidianny citou o clima de insegurança no município e disse que também foi vítima da violência. Afirmou que a prefeita Terezinha Lúcia (PSDB) já instalou câmeras em pontos estratégicos da cidade e reuniu-se na manhã (01) com o comandante geral da Polícia Militar, Cel. Euller Chaves. A gestora disponibilizará à Polícia local, um celular que servirá para a população fazer as denúncias. A vereadora apresentou o Requerimento nº 03/2019, que institui Moção de Aplausos para os alunos da EMEF Colégio Santa Terezinha que foram aprovados no Instituto Federal da Paraíba (IFPB-Patos); a diretora da instituição, Ihonara Camboim; ao secretário de Educação, Osvambergh Oliveira e a prefeita, Terezinha Lúcia.

Durante o seu discurso, o vereador Zé Nilton (PR) desejou bom trabalho ao novo presidente. Lamentou que o presidente na primeira sessão do ano já apresentou uma proposta para criação de um cargo Câmara. Segundo o parlamentar o momento é de economizar e não de aumentar as despesas. Salomão explicou ao vereador Zé Nilton que existe esse cargo na Câmara, “é apenas regularizar”. Sobre a insegurança no município, o vereador espera dias mais calmos na Princesinha das Espinharas. Por fim o parlamentar pediu que a prefeita mantenha ‘os pés no chão’ no comando da prefeitura em relação as despesas. Pediu que os ônibus escolares fossem revisados.

Célia Nicacio (PSB) disse que o município está em crise, mas isso é geral. Desejou boa sorte ao presidente Salomão. Sobre o leilão dos carros é contra a venda da Doblô. Concorda com Lila, pois é mecânico e sabe se o carro é bom ou não. A vereadora disse que o carro pode ser usado na educação. Por fim, parabenizou os alunos aprovados no Instituto Federal (IFPB) e também o secretário de Educação. Disse que está surpreso com a onda de assaltos no município.

Francisco Bezerra (PSB) se acostou aos votos de pesar apresentados. Agradeceu a Deus por mais um ano de trabalho, e disse que os representantes pensem no coletivo, pois os parlamentares representam o povo. Sobre o leilão, ele disse que acha interessante e é a favor, desde que seja destinado a comprar um ou dois carros para servir ao município. Quanto ao concurso público que vai ofertar 21 vagas no município é favorável, porém fez uma observação que cinco vagas para cuidadores de alunos com deficiência é exagero, poderá haver desvio de função. Parabenizou Edcarlos pelo projeto que cria banco de material ortopédico. Defendeu o convênio com o Governo Federal para conseguir cadeiras de rodas. Pediu explicação ao líder da prefeita por que está faltando médico na Unidade Básica Chico Badu. Sobrecarregando a enfermeira Anne e o médico Doutor Marcondes no PSF. Em relação à insegurança no município, pediu uma investigação urgente da Policia Civil, pois casos de drogas em Santa Terezinha virou Rio de Janeiro com tantos delitos. Disse que está preocupado com a situação da Barragem de Capoeira com menos de 4%. Parabenizou o aluno do João Noberto. Convidou os vereadores para o lançamento do Livro de Damião Lucena sobre a história de Santa Terezinha, dia 10 de Fevereiro, na Igreja Matriz. Por fim, parabenizou o Blog do Jordan Bezerra por 1 ano de fundação.

Na tribuna o vereador Edcarlos Soares (DEM) desejou boa sorte nos trabalhos ao novo presidente. O vereador destacou o eficiente trabalho desempenhado por Dr. Marcone na Unidade de Saúde Básica I. Sobre o projeto de lei do leilão de transportes enviado pelo executivo municipal, o parlamentar comentou que a gestão está perdendo, pois os veículos não estão servindo à população. Parabenizou a prefeita que renovou a frota de veículos e afirmou que uma van será entregue à população nos próximos dias. O vereador disse que as revisões dos ônibus estão sendo feitas e só falta um veículo ser revisado. Destacou o encontro da prefeita Terezinha Lúcia com o comandante geral da Polícia Militar. Segundo o parlamentar, a autoridade de segurança garantiu que medidas serão tomadas para solucionar o problema da insegurança em Santa Terezinha. Por fim, apresentou o Projeto de Lei nº 03/2019 que cria o Banco de Materiais Ortopédicos.

O presidente da Câmara, Salomão Cordeiro (PP), se acostou aos votos de pesar apresentados. Em relação ao leilão dos veículos disse que não era contra, apenas fazia uma ressalva, que não colocará o carro da câmara no leilão e nem a Doblô. Prefere acreditar no parecer técnico de Lila, que é mecânico. Citou que têm quase 30 anos de vida pública e sempre foi pautado pelo trabalho para o povo. Disse que a situação financeira do município não é boa, por isso tem que existir prioridades. Lembrou que seu principal tema do momento será segurança pública do município, pois em Santa Terezinha a ‘coisa está feia'. O ano passado foram feitas duas audiências públicas, mas nada foi resolvido, pelo contrário, aumentou os delitos, fechando em uma média de um por dia no mês de Janeiro. Apontou que uma das alternativas é criar a guarda municipal civil. Apresentou dois requerimentos, a criação da guarda municipal e um destinado ao Comandante da Polícia Militar, Cel.Euller Chaves e ao secretário de segurança da Paraíba, Jean Francisco Bezerra Nunes. Foram aprovados todos os requerimentos.




Blog do Jordan Bezerra com informações de Josley Oliveira 

Fotos de Josley Oliveira 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.